A turma de Publicidade e Sociedade começou, nas últimas duas aulas (31/Ago e 04/Set), uma experiência de leitura e discussão de textos. A metodologia foi a seguinte:
- Escolhi oito artigos relacionados ao tema da disciplina (Publicidade e Sociedade);
- A turma se organizou em quatro grupos com quatro alunos por grupo;
- Cada grupo escolheu um dos artigos para ler e discutir — ou seja, sobraram quatro artigos para discussão futura;
- Após a discussão, cada grupo elaborou três perguntas relacionadas ao artigo e que pudessem contribuir para a compreensão e entendimento do assunto;
- Os grupos trocaram os textos / perguntas, ou seja, um grupo tentará responder as perguntas feitas por outro grupo — essa atividade ficou para ser feita fora do horário de aula;
- Na aula seguinte (04/Set), cada grupo apresentou o texto trabalhado e as respostas às questões elaboradas pelo grupo original, trazendo a discussão para toda a sala.
O resultado da dinâmica foi muito positivo, com discussões ricas e participação de todos. A experiência continuará na próxima aula (11/Set), já que não deu tempo para todos os grupos trazerem suas discussões!
Os textos trabalhados foram os seguintes:
CARVALHO, C. M.; WEBER, K. P. Estratégias discursivas da publicidade viral: o caso do vídeo “Real Test Ride” da Harley Davidson. Sessões do Imaginário, v. 18, n. 30, p. 28–35, 9 abr. 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/15331>. Acesso em: 2015-08-30.
KARAM, F. J. C. Alguns apontamentos e um futuro aberto: sociedade da informação e do conhecimento, convergência tecnológica, diversidade midiática e ciberjornalismo. Revista FAMECOS, v. 17, n. 3, 2010. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8195>. Acesso em: 2015-08-30.
LIPOVETSKY, G. Sedução, publicidade e pós-modernidade. Revista FAMECOS, v. 1, n. 12, 10 abr. 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3062>. Acesso em: 2015-08-30.
LUCAS, L.; HOFF, T. Da ortopedia ao controle do corpo: o discurso da saúde na publicidade. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 3, n. 6, 17 jul. 2008. Disponível em: <http://revistas.univerciencia.org/index.php/comunicacaomidiaeconsumo/article/view/5192>. Acesso em: 2015-08-30.
SABBATINI, M. Do plágio à publicidade disfarçada: brechas da fraude e do antiético na comunicação científica. ComCiência, n. 147, p. 0–0, abr. 2013. Disponível em: <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-76542013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 2015-08-30.
TEIXEIRA, J. DE O. “Publicidade-choque”: o uso de imagens fotojornalísticas na campanha United Colors of BenettonIntercom Sul. Anais… In: INTERCOM SUL. Londrina, PR: 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-1193-1.pdf>. Acesso em: 2015-08-30.
VALENTE, M.; BRANDES, S. Entre o inferno e o paraíso: o papel da publicidade na sociedade de hiperconsumo. Bibliocom, v. 2, n. 3, p. Pág.56–63, 15 fev. 2013. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/bibliocom/article/view/1552>. Acesso em: 2015-08-30.
XIBERRAS, M. Internautas: inteligências coletivas na cibercultura. Revista FAMECOS, v. 17, n. 3, 5 jan. 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8193>. Acesso em: 2015-08-30.